segunda-feira, 11 de agosto de 2014

LEÇON 15 - A GASTRONOMIA FRANCESA

LEÇON 15 - A GASTRONOMIA FRANCESA


A França é conhecida no mundo inteiro por sua gastronomia refinada. A grande variedade de queijos e vinhos são a sua  imagem de marca em termos de culinária.Entretanto, a influencia francesa na culinária brasileira começou com a vinda de D. João ao Brasil com sua corte em 1808. Ai começou-se a  a valorizar temperos e saladas; a preparar fondues, omeletes, souflés, molhos (bearnaise, béchamel, véloutes), sopas (bouillabaisse, onion), caldos (consommé), entradas (croquete, patê, vol-au-vent), carnes (à Chateaubriand, au poivre, à Rossine, Stroganov). Galinha também; ao vinho (coq au vin) ou de cabidela – que, longe de ser portuguesa (como pensam muitos), é receita genuinamente francesa, a partir de técnica usada para preparar a “poulet en barbouille”.

Mais pães de todo tipo – baguette, croissant, brioche. E aquele da terra – duro, pesado e seco – que trocou a farinha de milho pela de trigo, ficando bem mais tenro, de miolo branco e casca dourada, já largamente usado em toda a Europa. No Brasil, e só aqui, ganhou o nome de “pão francês”.

Incorporamos também o hábito dos acompanhamentos junto ao prato principal – purê de batatas, dauphine, duchesse, rösti, sauté. Até a receita inglesa de batata frita, na França conhecida como “pommes frites”, aqui virou “fritas francesas”. Também incorporamos o hábito da sobremesa, ao final da refeição – usando chantilly, crème brullée, crepes, éclair, mousses, pavês, profiterolles, poire (pêra) belle hélène, sobert.

Sem contar que nos convertemos em grandes apreciadores de queijos e vinhos em geral. Inclusive um que Dom Pérignon (1668-1715) descobriu por acaso, na Abadia de Hautvillers, após o que convidou seus colegas monges:”Venham todos! Depressa! Venham! Estou bebendo estrelas” – um espumante logo conhecido pelo nome da própria região em que era produzido, o champagne.

Com os franceses aprendemos, ainda, a valorizar os alimentos das Américas que, levados à Europa, no início eram destinados apenas a animais e escravos – batata, cacau, milho, tomate. Só depois e aos poucos, graças a eles, recebendo o valor que merecem. Mas aos franceses devemos também, e sobretudo, a consciência de que a mesa deve ser sempre um espaço de alegria; momento para celebrar, com os amigos, os prazeres da vida.

A culinária francesa tem três ícones: o pão (pain), o vinho (vin) e o queijo (fromage). A grande variedade de queijos e vinhos são a imagem de marca da França em termos de gastronomia.

Tradicionalmente, cada região tem a sua culinária própria:

A do noroeste usa manteiga, creme de leite (crème fraiche) e maçãs;

A culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates;

A do sudoeste usa gordura de pato, fígado foie gras, cogumelos e moelas.

A culinária do nordeste lembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.

Além destas quatro áreas gerais, há outros tipos de culinária locais, como a do Vale do Loire, famosa pelos delicados pratos de peixe de água doce e pelos vinhos brancos;

A cozinha basca, famosa pelo uso de tomate e pimentão, e a culinária do Roussillon, semelhante à culinária da Catalunha.

Entre os pratos mais conhecidos estão as quiches, os crepes, os escargots, coquilles Saint Jacques (vieiras), o foie gras.

Mas existem outras delícias, não tão conhecidas, que vale a pena experimentar.. para citar algumas:

O cassoulet ou feijoada francesa (feijão branco com carne de porco e de pato ou carneiro), as andouillettes (linguiças de porco grelhadas), homard persillé (lagosta cozida com tempero de salsa), o choucrute (chucrute com salsichas e carne de porco salgada e defumada), bouillabaisse (caldeirada de peixes), rilletes de porc (espécie de paté feito com pedaços de carne de porco), ratatouille (cozido com pimentão, beringela e outros legumes), boudin blanc (chouriço branco), a tarte tatin, uma deliciosa torta de maçã....a tarte Alsacienne (torta com maçãs), tarte flambé (uma espécie de pizza com massa fina).

Os queijos (fromages) também ocupam papel especial na gastronomia francesa. O queijo é uma das glórias da França! Existem mais de 360 tipos diferentes! O queijo é servido depois do prato principal e antes da sobremesa. Os franceses adoram os queijos! São de cabra, de vaca e de ovelha. Podem ser suaves, moles, semi-moles.

Os Molhos - o que seria da cozinha francesa sem seus deliciosos molhos? Alguns cremosos e suaves, com vinho e ervas, outros mais fortes e picantes.

Molho béchamel (molho branco à base de manteiga, farinha e leite), aioli (maionese com alho), beurre blanc (manteiga, cebola, vinagre ou vinho branco), beurre noir (manteiga escura derretida e vinagre com laranja), fine herbes (ervas aromáticas e vinho branco), lyonnaise (vinho branco, cebola e manteiga), provençale (cebola, alho e tomate), soubise (molho cremoso de cebolas) e muitos outros.

EXPRESSÕES ÚTEIS

Café da manhã - Le petit-déjeuner

Almoço - Le déjeuner

Jantar - Le dîner

Refeição - Le repas

Cardápio - La carte

Entradas - Les entrées / hors-d´oeuvre

Pratos principais - Les plats

Prato do dia - Plat du jour ´

Os queijos - Les fromages

A sobremesa - Le dessert

Serviço incluído - Service compris


Carne (viande), peixe (poisson) , frango (poulet), porco (porc)

 As bebidas - Les boissons

Uma garrafa de vinho tinto / branco - Une bouteille de vin rouge / blanc

Vinho da casa - Vin maison / Vin au Pichet (em uma jarra)

Uma cerveja - Une bière

A conta, por favor - L´addition, s´il vous plaît

A gorjeta está incluída? - Le pourboire c´est compris?

Eu queria uma mesa para quatro - Je voudrais une table pour quatre

Guardanapo - La serviette

Colher, garfo, faca - La cuillère, la fourchette, le couteau

Ele está de ressaca - Il as la gueule de bois

Estou com fome - J´ai faim

Estou com sede - J´ai soif

Cozinhar - Faire la cuisine

Refeição ligeira - Repas léger

O cheiro está uma delícia! - Ça sent très bon!

Estava muito bom, obrigado(a) - C´était très bon, merci

É para levar - C´est pour emporter

Café - café

Chá - thé

Água com gás / sem gás - L'eau gazeuse / L'eau plate

Frito / grelhado / assado / cozido - Frit /grillé / rôti / bouilli

Massa - Pâte

Bala - Bombom

Padaria - Boulangerie

Loja de doces - Patisserie

Açougue - Boucherie

Rechear bolo - Fourrer

Rechear peru - Farcir


Nenhum comentário:

Postar um comentário