domingo, 10 de agosto de 2014

LEÇON 13 - PEQUENO GUIA DE CONVERSAÇÃO EM FRANCÊS

LEÇON 13 - PEQUENO GUIA DE CONVERSAÇÃO EM FRANCÊS

Guia de conversação francês básico


Bom dia - Bonjour (bõnju)

Olá - Salut (sali)
Obrigado - Merci (merci)
Como está? - Comment allez-vous, comment ça va? ça va?
          (kumõn talê-vú)     (kumõn  savá?) (savá?)
Bem, obrigado/a : . Bien, merci (biãn, mercí))
Tudo Bem - ça va. (savá)

Qual é o seu nome? - Comment vous appelez-vous? Comment tu t'appelles

         (kumõn vuzá plêvú?)         (kumõn ti têapele) 
O meu nome é ______ . - Je m'appelle ______/ Je suis ______. ( )
Muito prazer em conhecê-lo - Enchanté -
Por favor - S'il vous plaît(sil vú plé)
De nada - De rien

Sim - Oui (ui) 
Não - Non (nõn)  
Com licença -  Excusez-moi

Desculpe-me - Excusez-moi
Desculpe - Pardon
Perdão - Pardon
Adeus. (formal)- Au revoir - Tchau (informal) - Salut
Até logo - À biantôt - à tout à l'heure - à plus tard
Não falo [bem] inglês - Je ne parle pas [bien] l'anglais ( )

Fala português? - Parlez-vous portugais?
Há aqui alguém que fale português? - il y a là quelq'un qui parle le portugais?
Socorro! - Au secour
Bom dia - até às 18hs - Bonjour 
Boa tarde - depois das 18hs - Bonsoir
Boa noite (quando vai dormir) - Bonne nuit
Não entendo - je ne comprends pas
Onde é o banheiro? - òu sont les toilletes?

Problemas
Deixa-me em paz -  laisse moi tranquille

Não me toque! -  ne me touche pas!

Eu chamo a polícia -  j'appelle la police

Polícia! - police!
Pára! Ladrão! -  arrete! voleur!
Preciso da sua ajuda -  j'ai besoin d'aide
É uma emergência -  c'est une urgence 
Estou perdido - je suis perdu(e) / je suis égaré(e) 
Perdi a minha mala [bolsa] -  j'ai perdu mon sac
Perdi a minha carteira - j'ai perdu ma portefeuille
Estou doente - je suis malade
Estou ferido/da - je suis blessé(e)

Preciso de um médico j'ai besoin d'un médecin
Posso usar o seu telefone? -est-ce que je pourrais utiliser votre téléphone? 
 

Números
0 -  zero (zêrrô)

. un (ãn - "a" nazalado)
. deux (du - "u" com som de "i" com biquinho)
. trois (trroá)
. quatre (kátrre)
. cinq (sãnc ou sã)
. six (sis)
. sept (sét)
. huit (uít)
. neuf (nõf - "o" com som de "e")
10 
. dix (dis)
11 
. onze (ons)
12 
. douze (dûzz)
13 
. treize (trézz)
14 
. quatorze (kétorz)
15 
. quinze
16 
. seize
17 
. dix-sept
18 
. dix-huit
19 
. dix-neuf
20 
. vingt
21 
. vingt et un
22 
. vingt-deux
23 
. vingt-trois
30 
. trente
40 
. quarante
50 
. cinquante
60 
. soixante
70 
. soixante-dix
80 
. quatre-vingt
90 
. quatre-vingt-dix
100 
. cent
200 
. deux cent
300 
. trois cent
500 
. cinq cent
1000 
. mille
2000 
. deux mille
1,000,000 
. un million
1,000,000,000 
. un milliard 
QUANTIDADE 

metade 
. moitié
menos 
. moins
mais 
. plus

Partes do dia
agora 
. ( maintenant)
depois 
. (après )
antes de 
. (avant )
manhã 
. (le matin )
tarde 
. ( l'après-midi)
noite 
. (le soir )

Horas
uma hora da manhã 
. (Il est un heure du matin.)


duas horas da manhã 
. (Il est deux heures du matin.)
meio-dia 
. (Il est midi / douze heures.)
uma hora da tarde 
. (Il est une heure de l'après-midi / treize heures.)
duas horas da tarde 
. (Il est deux heures.)
duas horas e quinze 
. (Il est deux heures et quart / quatorze heures quinze.)
três e meia da tarde 
. (Il est trois heures et demie.)
três e quarenta e cinco 
. (Il est quatre heures moins le quart.)
meia-noite 
. (Il est minuit.)

Duração
_____ minuto(s) 
. (minute(s))
_____ hora(s) 
. (heure(s))
_____ dia(s) 
. (jour(s))
_____ semana(s) 
. ( semaine(s))
_____ mês(meses) 
. (mois)
_____ ano(s) 
. (année/ans)

Dias
hoje 
. (aujourd'hui )
ontem 
. (hier )
amanhã 
. (demain )
esta semana 
. ( cette semaine)
a semana passada 
. (la semaine dernière )
próxima semana 
. ( la semaine prochainne)
domingo 
. (dimanche )
segunda-feira 
. (lundi )
terça-feira 
. ( mardi)
quarta-feira 
. ( mercredi)
quinta-feira 
. ( jeudi)
sexta-feira 
. ( vendredi)
sábado 
. ( samedi'´´

Meses
Janeiro 
. (Janvier)
Fevereiro 
. (Février )
Março 
. (Mars)
Abril 
. (Avril)
Maio 
. (Mai)
Junho 
. (Juin)
Julho 
. (Juillet )
Agosto 
. (Aôut)
Setembro 
. (Septembre)
Outubro 
. (Octobre)
Novembro 
. (Novembre)
Dezembro 
. (Décembre)

Escrever hora e data
21 de setembro de 2005, "vinte e um de setembro de dois mil cinco" - vingt un de septembre deux mille cinq

Cores
preto 
. (noir )
branco 
. (blanc )
cinzento 
. (gris )
vermelho 
. (rouge )
azul 
. (bleu )
amarelo 
. ( jaune)
verde 
. ( vert)
laranja 
. (orange )
roxo 
. (pourpre )
violeta 
. (violet )
cor de rosa 
. (rose)
marrom 
. (brun

Transporte

Ônibus e trem
Quanto custa uma passagem para _____? 
. (Le billet pour ____ est combien?)
Uma passagem para _____, por favor. 
. (Un billet pour ____ s'il vous plaît )
Para onde vai o trem/ônibus? 
. (Oú le train/l'autobus va?)
Onde pára o trem/ônibus para _____? 
. (Oú le train/l'autobus arrêtera?)
Este trem/ônibus pára em _____? 
. (Est-ce que cet autobus/ce train arrête à ___ ?)
Quando sai o trem/ônibus para _____? 
. (Quand part le train/l'autobous pour ___ ?)
Quando chega este trem/ônibus a _____? 
. (Quand ce train/cet autobus arrivera à ___ ? )

Direções
Como vou _____ ? 
. (Comment je fais pour aller:)
...à estação de trem? 
. (à la gare?)
...à estação de ônibus? 
. (à la station de bus?)
...ao aeroporto? 
. (à l'aeroport?)
...ao centro? 
. (au centre-ville?)
...à pousada de juventude? 
. (à l'auberge de jeunesse? )
...ao hotel _____? 
. (à l'hotel xxxx? )
...a uma boate/bar/festa? 
. (à un bar?)
...a um lan house? 
. (à un cybercafé?)
...ao consulado brasileiro/português? 
. (au consulat du Brésil/au consulat du Portugal?)
Onde há muitos/muitas... 
. (Oú peut-on trouver beaucoup:)
...hotéis? 
. (d'hôtels?)
...restaurantes? 
. (de restaurants?)
...bares? 
. (de bars?)
...lugares para visitar? 
. (de lieux pour visiter?)
...mulheres? 
. (de femmes/filles?)
Pode mostrar-me no mapa? 
. (Vous pourrez m'indiquer ça sur la carte? )
rua 
. (La rue.)
Vire à esquerda. 
. (Tournez à gauche.)
Vire à direita. 
. (Tournez à droite.)
esquerdo 
. (Gauche.)
direito 
. (Droit(e).)
sempre em frente 
. (Tout droit.)
na direcção de _____ 
. (Jusqu'à xxx.)
depois de _____ 
. (Après le__)
antes de _____ 
. (Avant de___ )
Procuro o/a _____. 
. (Je cherche le/la___. )
cruzamento 
. (Carrefour.)
norte 
. (nord )
sul 
. (sud )
leste 
. (est )
oeste 
. (ouest )
subida 
. ( )
descida 
. ( )

Táxi
Táxi! 
. (Taxi.)
Leve-me para _____, por favor. 
. (Je veux aller a ..., S’il vous plait)
Quanto custa ir para _____? 
. ( Combien coute aller a )
Leve-me lá, por favor. 
. (Amené moi là, S’il vous plait )
Siga aquele carro! 
. ( )
Tente não atropelar nenhum pedestre. 
. ( )
Pare de olhar para mim desta maneira! 
. ( )
OK, então vamos. 
. (ça va, allez/allons alors )

Restaurante/lanchonete
padaria 
. (boulangerie)
Quero _____. 
. (Je voudrais )
Quero um prato de _____. 
. (Je voudrais un plat de... )
Carne 
. (Viande )
frango
. (Poulet )
bife 
. (Steak )
peixe 
. (Poissons )
preseunto 
. (Jambon )
salsicha 
. (Saucisse )
churrasco 
. (Barbecue )


Vegetais (frescos)
. ( )
batata 
. (pomme de terre )
cebola 
. (Oignon )
cenoura 
. (Carotte )
cogumelo 
. (Champignons )
pepino 
. (Concombre )
tomate 
. (tomate)
salada 
. (Salade )


Frutas (frescas) 
.fruits
abacaxi/ananas 
. (Ananas )
banana 
. (Bananier )
cereja 
. (Cerise )
laranja 
. (Orange )
limão 
. (Citron )
maçã 
. (Pomme )
morango 
. (Fraise )
pêra . (Poire )
pêssego 
. (Peach )


Outros 
pão 
. (pain)
arroz 
. (Riz )
feijão 
. (Haricot )
queijo 
. (Fromage )
ovos 
. (oeuf )
sal 
. (Sel )
manteiga 
. (beurre)
Bebidas 
. (boison )
café 
. (café )
chá 
. (thé)
suco 
. (jus)
água com gás 
. ( )
água 
. (l'eau )
cerveja 
. (bierre )
leite 
. (lait )
 
vinho tinto/branco 
. ( vin rouge/vin blanc)
 
gelo 
. (glace)
açúcar 
. (Sucre)
 
Desculpe, garçom? 
. (Pardon, serveur?)
A conta, por favor. 
. (La addition, s'il vous plaît )

Bares
Uma cerveja/duas cervejas, por favor. 
. (Une/deux bierres, s'il vous plait )
 
Um copo de vinho tinto/branco, por favor. 
. (Un verre de vin rouge/blanc, s'il vous plait )
 
rum 
. (rhum)
água 
. (eau )
 
suco de laranja 
. ( jus d'orange)
 
Tem aperitivos? 
. ( )Qui est qui vous avez comment aperitif?
 
Mais um/uma, por favor. 
. ( Encore un/deux, s'il vous plait)
  
A que horas fecham? 
. ( Vous fermez a quel heure? 

Dirigir
Quero alugar um carro. 
. (Je louer une voiture )
Posso fazer um seguro? 
. (peut faire un coffre-fort? )
Pare (num sinal
. ( Arrêtez!)
Ops! 
. (ops )
sentido único 
. (de sens que)
estacionamento proibido 
. (pas de stationement)
limite de velocidade 
. (limite de vitesse )
posto de gasolina 
. (station d'essence )
gasolina 
. (essence )
gasóleo/diesel 
. (Gasolio / diessel )
sujeito a reboque 
. (sous réserve de remorquage )

Nenhum comentário:

Postar um comentário